De Turégano seguimos para Pedraza, onde passamos a noite, a cerca de 400 metros da entrada do Pueblo, no estacionamento da Casa del Águila imperial. Uma noite super tranquila na companhia de mais 2 autocaravanas, uma espanhola e outra francesa,
De manhã bem cedo, fomos conhecer Pedraza e ficamos encantados.
PedrazaConsiderada uma das vilas medievais mais bem conservadas de Espanha, o seu centro histórico permanece intato desde o ano de 1600. Teve o seu esplendor nos séculos XV / XVI, com um grande número de casa decoradas com escudos nobiliários. Pedraza tornou-se numa vila Senhorial desde o século XIV até ao século XIX.
Esta é a única porta de entrada e saída do Pueblo, a sua origem remonta ao século XI. Foi reconstruída no seculo XVI. Os portões de madeira de choupo negro são originais.
A porta integrava uma torre de vigilância que foi transformada em prisão no século XIII (visita guiada).
ATENÇÂO AOS AUTOCARAVANISTAS: A PORTA É ESTREITA, DEIXEM AS AUTOCARAVANAS FORA DE PEDRAZA
Castelo de Pedraza
Construído no séc. XIII sobre uma fortificação anterior de origem romana e árabe.
Localizado numa área defensiva estratégica, na beira da colina onde fica a vila, cercada por um precipício e um fosso.
Tem como destaque a porta de álamo negro com cumes de ferro e o escudo do Senhor de Velasco na fachada.
A fortificação foi adquirida pelo pintor basco Ignacio Zuloaga em 1926.
Lenda do Castelo de Pedraza
Reza a lenda que o Senhor do castelo, o nobre Sancho de Ridaura, casou-se com Elvira, uma bela plebeia que estava enamorada por Roberto, um jovem camponês. Após o casamento Roberto ficou desconsolado e resolveu entrar para um convento.
Uns anos passaram e com a morte do pároco do castelo, o jovem Roberto assumiu o seu lugar. O fidalgo foi convocado por Alfonso VIII a participar na defesa de Castela e durante a sua ausência os jovens amantes recuperaram o seu amor. Ao regressar D. Sancho foi informado da infidelidade da esposa e puniu o padre com a ordem de colocar uma coroa de espinhos avermelhados fechado numa torre. D. Elvira, fugiu dos seus aposentos foi à torre onde estava o amante, cravou um punha no seu coração e incendiou a torre.
Os habitantes dizem que em algumas noites de verão se vê os amantes caminhando sob um halo de fogo.
Plaza Mayor
No centro de Pedraza, uma das mais belas praças Espanholas, de formato irregular, criada para que as famílias nobres pudessem desfrutar das festividades taurinas das suas varandas. estas festividades datam de 1550 e que nos dias de hoje ainda se podem presenciar.
No mês de Julho organiza-se uma das suas festas principais "Concerto das Velas", que atrai milhares de visitantes. Um espetáculo grandioso com grande qualidade de musica e pelo espetáculo formado por 35 mil velas espalhadas pelo povoado, de noite as luzes publicas são apagadas e o ambiente torna-se mágico.
Neste Trilho desde que saímos de casa já percorremos:
Percorremos: 1167,5 Km de 🚐 e 109,45 Km a 🦶
Conhecemos:
✔ Badajoz ✔ Mérida ✔ Trujillo ✔ El Salto del Gitano ✔ Plasencia
✔ Mirador de La Memoria ✔ Los Pilotes ✔ Mirador Puerto de Tornavacas
✔ El Barco de Ávila ✔ Ávila ✔ Maqueda ✔ Toledo ✔ Pinto ✔ Parque Warner Bros Madrid
✔ Manzanares El Real ✔ El Boal ✔ Segóvia ✔ Turégano ✔Pedraza