... Continuamos viagem, depois de uma paragem absolutamente deslumbrante no El Salto del Gitano (nunca tinha visto tanta ave de rapina num só dia e em plena liberdade. Fabuloso, as fotografias não mostram nada de especial era necessário ter uma boa objetiva, o que não era o caso... mas tínhamos uns bons binóculos.)
30 km depois, chegamos a Plasencia.
Desta vez ficamos num estacionamento publico, bastante grande.
Uns minutos depois de estacionarmos tivemos uma maravilhosa surpresa, uns amigos que tínhamos conhecido noutra aventura, também aqui estavam, Eles encontraram-nos devido ao autocolante que temos na autocaravana de um grupo de autocaravanistas - Viver Numa Autocaravana.
Ao entardecer fomos ao centro histórico jantar, na plaza Mayor foi-nos recomendado o restaurante ESPAÑOL. Comemos e bebemos bem e acima de tudo convivemos, deu para recordar bons momentos. Obrigada Ana e Manuel pela companhia 😀💗A noite foi longa, depois do jantar regressamos às autocaravanas. Depois de um brinde com medronho fizemos as despedidas. Vamos aproveitar a manhã para visitar melhor Plasencia e eles vão continuar viagem para o norte de Espanha.
Plasencia - Situada no norte da província de Cáceres, embora não seja capital de província é considerada a grande cidade do norte da estremadura, Fica a 352 metros de altitude nas margens do rio Jerte.
A historia remonta ao tempo dos Celtas e posteriormente dos romanos que deram o nome de "Dulcis Placida"
A manhã começou cedo, eram 7:30h quando saímos para visitar a cidade. Seguimos pelo passeio ribeirinho (vale a pena) no parque de La Isla.
Entramos na zona histórica de Plasencia pela Porta de Trujillo, uma obra do barroco do Séc. XVIII.
Na fachada exterior, por cima do arco, está o brasão dos reis católicos.
Esta entrada também é conhecida como "Cañón de la Salud".
Por cima da arco encontramos a Ermida da Virgem de la Salud
Porta de Trujillo
Ermida da Virgem de la Salud
Casa Del Dean - Casa Palaciana do Séc. XVII de estilo gótico, com janelas coloniais e arcos ao longo da fachada. Tem como destaque a varanda de canto em estilo neoclássico e colunas coríntias, por cima da janela o escudo de D. António Paniagua de Loaisa.
Palacio de Monroy - Casa das duas Torres Séc. XIV
Catedral de Plasencia .- Este edifício é a justaposição de duas catedrais, a "velha" séc. XIII - pórtico ocidental seguindo o modelo de igreja românica castelhana, e a "nova" 1498. Tem duas fachadas renascentistas.
Este é um templo com a obra inacabada,
Camara Municipal - séc. XVI, estilo de transição do gótico ao renascentista. Tem como destaque uma figura de 2 metros no topo da torre a tocar o sino - o Avô Mayorga.
Cena 3 - Escultura na plaza de Ansano
Casa na Plaza Mayor
Porta do Sol
Estatua Equestre del Rey Alfonso VIII - Calle Puerta del Sol
Terminamos a visita a Plasencia a tomar o pequeno-almoço na esplanada do Bar La Fontana.
Percorremos: 482 Km de 🚐 e 31,75 Km a 🦶
Neste Trilho já conhecemos:
✔ Badajoz ✔ Mérida ✔ Trujillo ✔ El Salto del Gitano ✔ Plasencia
























