Uma Montanha onde o esquecimento
se transformou em Memória
Deixámos Plasencia para trás e seguimos pela N-110, viramos para El Torno CC-51. entramos numa estrada mais estreita, 15 km depois chegámos ao Mirador de La Memória.
Este é um monumento de Francisco Cedenilla Carrasco e foi inaugurado em 2009, para homenagear e lembrar aas vitimas da guerra civil e da ditadura do general Franco. Lembra também todas as pessoas que foram presas, torturadas e exiladas.
Conjunto de 4 figuras nuas, uma mulher e três homens que representam aqueles que desapareceram durante a guerra e que, apareceram, simbolicamente "transformados em pedra" ... ali a olhar para o Vale do Jerte
Voltamos novamente à estrada N-110 na direção de Ávila.
Chegamos ao Campismo Valle del Jerte (onde estávamos a pensar ficar) mas não ficamos aqui, alem de ser muito caro, é um parque estreito para autocaravanas com mais de 6,5 metros de comprimento.
Voltamos uns kms atrás e ficamos na área para autocaravanas.
Almoçamos, relaxamos e mais à tarde (17h), os 5, fomos fazer uma caminhada pelo trilho de los Pilotes de cerca de 8 km ir e voltar.
O trilho começa no Centro de interpretação da reserva natural, podemos optar por 2 percursos 1ª subindo a encosta da serra seguindo o trilho (percurso mais irregular) ou seguindo a estrada. Nós escolhemos seguir pela estrada porque o Tiago ia connosco e ele tem dificuldade em andar por caminhos irregulares e...(o caminho pela estrada é mais longo que o outro.
Também há a possibilidade de ir ver os Pilotes e a garganta de los Infernos a cavalo ou de 4x4. mais inf. aqui
Demoramos a chegar ao local (quase 2 horas) mas valeu a pena. O regresso foi mais rápido, não estava tanto calor e havia mais descidas que subidas.
Esta noite ficamos na area de autocaravanas,
Percorremos: 526,7 Km de 🚐 e 41,14Km a 🦶
Neste Trilho já conhecemos:
✔ Badajoz ✔ Mérida ✔ Trujillo ✔ El Salto del Gitano ✔ Plasencia
✔ Mirador de La Memoria ✔ Los Pilotes













