Trilho Verão 2021 #23 Olite

 
Seguimos para Olite. Mas antes vamos fazer uma paragem para almoçar e conhecer as Cuevas de Arguedas
Arguedas tem área de autocaravanas fica ao pé das Cuevas. Ficamos só para almoçar e para visitar as cavernas. O estacionamento e pernoita é gratuito.

As grutas começaram a ser construídas pelos habitantes de Arguedas no final do século XIX devido à necessidade de ter uma casa para viver e além disso era relativamente fácil escavar o terreno e ampliar as casas à medida que as necessidades das famílias aumentavam.
Na altura de 1940 havia cerca de 52 cavernas que deixaram de ser habitadas depois de 1960 devido à construção de habitação social.



Depois de almoço e mais 42 km de viagem chegámos a Olite. Fomos para a Área de Autocaravanas que fica a 5min a pé do centro histórico. A área é partilhada com estacionamento de carros, quando chegamos estava completíssima, mas, tivemos a sorte de um carro estar a sair do estacionamento e a Trilhos foi para lá... foi aqui que passamos a noite.
Não conseguimos entradas para visitar o Castelo pois já passava das 17h, então resolvemos comprar para o dia seguinte, a visita e ficou com um preço de 3,50€ por adulto e pessoas com mais de 33% de deficiência não pagam entrada.
Olite - Erriberri
Uma cidade situada na região de Navarra a cerca de 40 km a sul de Pamplona.
É conhecida por ter um castelo/Palácio lindíssimo digno de uma história da Disney com muitas torres, umas circulares outras quadradas, muitas varandas, salas e janelas de vários formatos e alturas. Olite é uma região cheia de vinhas, é a capital do vinho de Navarra. Aqui encontramos também o Museu do vinho instalado num outro palácio mais pequeno na Plaza Teobaldos.
Arquitetura de Olite tem uma mistura de vários estilos desde romano passando pelo gótico, barroco e renascentista. 

A Praça de Carlos III é o melhor ponto de partida para visitar a zona velha de 
Olite, repleta de monumentos onde se destaca a Câmara Municipal e a Torre do del Chapitel, também conhecida como a Torre do Relógio. Atravessamos o arco e vamos ter à igreja de Santa Maria la Real e à Praça Teobaldos.




Começou a ser construído no princípio do século XV, no reinado de D Carlos III (el Nobre) e é considerado monumento nacional desde 1925... um dos melhores exemplos de góticos europeu.
Foi construído por fases. Utilizaram como base um edifício anterior que com o tempo foi-se ampliando e ganhando novas construções. Tem 3 partes distintas; o palácio velho (funciona como Hotel Parador Nacional), o palácio novo (aberto ao publico) e as ruinas da igreja de São Jorge.
* Ficou bastante destruído durante um incêndio em 1813.
* As obras de recuperação começaram em 1937 e duraram 30 anos.
* Torre de menagem tem cerca de 40 metros de altura e para se ir ao topo tens de subir 133 degraus, vale o esforço.



















Igreja de Santa Maria la Real
Localizada na praça Teobaldos anexada ao palácio real. Foi utilizada pelos monarcas navarros para as grandes festividades e cerimónias solenes.
Tem uma fachada Monumental


Igreja de San Pedro - Séc. XII
Localizada na Plaza del Fosal. 
É a igreja mais antiga da cidade.

Neste Trilho desde que saímos de casa já percorremos:
Percorremos: 1628,1 Km de 🚐 e 155,4 Km a 🦶

Conhecemos:
✔ Badajoz  ✔ Mérida  ✔ Trujillo  ✔ El Salto del Gitano  ✔ Plasencia    
✔ Mirador de La Memoria  ✔ Los Pilotes  ✔ Mirador Puerto de Tornavacas 
✔ El Barco de Ávila  ✔ Ávila  ✔ Maqueda  ✔ Toledo  ✔ Pinto  ✔ Parque Warner Bros Madrid
✔ Manzanares El Real  ✔ El Boal   Segóvia  ✔ Turégano  ✔ Pedraza  ✔Território Artlanza
✔ Covarrubias  ✔ Santo Domingos de Silos  ✔ Desfiladeiro de la Yecla  ✔Canyon do Rio Lobos  ✔Burgo de Osma  ✔ Calatañazor  ✔ Soria   Ermida de San Saturio   Trasmoz  
✔ Tarazona  ✔ Cuevas de Argueda  ✔Olite